sábado, 9 de janeiro de 2010

Hemorróidas - o que são ?

O termo hemorróidas refere-se à condição na qual as veias ao redor do ânus ou reto inferior ficam inchadas e inflamadas. Hemorróidas podem ser resultado de esforço para evacuar. Outros fatores que contribuem para a hemorróida são gravidez, constipação crônica, diarréira e intercurso anal. A hemorróida pode ser dentro do ânus (interna) ou abaixo da pele ao redor do ânus (externa).

Hemorróidas (palavra invariável quanto ao número, assim como lápis, pires, tênis; devendo-se dizer então: uma hemorróidas, duas hemorróidas...) são coxins teciduais formados por tecido vascular, tecido conjuntivo e elástico e fibras de musculatura lisa existentes no canal anal e ânus. São constituintes normais da anatomia anorretal humana, existindo em maior ou menor grau em todas as pessoas, sendo a maioria assintomática. A tendência atual, em Coloproctologia, é a de considerar como portadores de Doença Hemorroidária os indivíduos com hemorróidas sintomáticas.

A palavra hemorróidas provém do grego haemorrhoides, significando corrimento sangüíneo (haem = sangue, rhoos = fluxo, corrimento). No inglês, a palavra pile também é tida como indicativa de hemorróidas. Tal palavra advém do latim pila, que significa bola. Em português, os leigos costumam dizer-se portadores de hemorróidas de botão (piles) ou de hemorróidas de sangue, conforme a manifestação de seus sintomas.

Um comentário:

  1. Tenho um familiar que foi operado as hemorrodias a uns dias atras, a operacao foi realizada com agrampos mas no entanto ja passou quase 2 semanas e o corte que lhe fizera Nao esta a cicatrizar e ele esta com imensas dores, ate houve uma parte das hemorroidas que se "soltaram" e acabaram por sair entretanto ele esta novamente internado e os medicos nao lhe dizem nada, estou super preocupada e cansada de pesquisar sobre o que lhe pode acontecer e nao encontro nenhum tipo de resposta! sera que alguem tem disponibilidade para me ajudar? Nao sei mais o que fazer...

    ResponderExcluir